quarta-feira, 13 de abril de 2011

Benfica e o Estado Novo...ou o Estado Novo e...??? O BENFICA!!!

Começando pelo início, o Benfica era um clube que muito jeito dava ao Estado Novo.


Regime que vigorou em Portugal entre 1926 e 1974, período que abrange as duas maiores vitórias deste clube lisboeta, a Taça dos Campeões Europeus, nas épocas de 60/61 e 61/62.


Ora, todo o protagonismo que o Benfica tinha no panorama internacional nesta altura, bem como a presença do grande Eusébio no seu plantel, fez com que o regime se aproveitasse deste facto para reforçar a sua política ultramarina. Como diria o outro, foi precisamente aqui, que se criou esta suposta ligação, fazendo do Benfica o clube do Estado. Nada mais errado.


E há uma série de factos que o comprovam. O Benfica, num país em que não existia democracia, era conhecido pelas suas altamente concorridas e entusiásticas assembleias-gerais bem como pela eleição livre dos seus dirigentes, em que o povo (porque o Benfica, e bem, é conhecido como o clube do povo) podia expressar livremente as suas ideias e ambições.


Mais ligações se podem fazer ao FC Porto e ao Sporting CP com o Estado Novo do que com o SL Benfica.


Vejamos que o antigo estádio das Antas foi inaugurado dia 28 de Maio de 1952 e o antigo campo do Sporting era conhecido como o Campo 28 de Maio, data esta que era comemorativa do golpe de estado que pôs fim à 1ª República e que deu origem ao Estado fascista.


Este campo foi posteriormente ocupado pelo Benfica e renomeado Campo 5 de Outubro. Outras importantes referências podem ser feitas a factos que refutam completamente qualquer ligação das Águias ao regime. O facto de bandeiras do Benfica terem sido usadas em vez das então proibidas bandeiras da antiga União Soviética em manifestações populares após a vitória dos aliados na II Guerra Mundial é um exemplo bastante elucidativo.


O silenciamento do antigo hino do Benfica “Avante pelo Benfica!”, a proibição de usar a palavra “vermelhos” para fazer referência ao clube nos jornais ou até mesmo o facto de 64% dos campeonatos ganhos pelo Sporting terem sido ganhos com Salazar no poder, são factos que não se devem deixar passar. Relevantes são dois factos históricos inequívocos e importantes:


O Benfica ter sido obrigado a jogar a final da Taça de Portugal em casa do seu adversário (Vit. Setúbal) apenas um dia após ter jogado a final da Taça dos Campeões Europeus em 1961.


O segundo é o que ocorreu na época de 1954/55 em que o Benfica, apesar de ter sido campeão nacional, não foi indicado para ir à Taça dos Campeões Europeus, tendo sido preterido em favor do Sporting, uma vez que esta era uma decisão das autoridades nacionais.



Terra Chama fcportistas ceguinhos


Terra Chama Antero (O Papagaio dos 15 erros)


Terra CHAMA OS MENTIROSOS!!!


Terra Chama os portistas!!!


"As liberdades não se concedem, conquistam-se"


Kropotkine

2 comentários:

  1. O BENFICA!!

    Há que recuperá-Lo.

    ResponderEliminar
  2. Se calhar o presidente do Setúbal, tão preocupado com a "seriedade" do nosso futebol, devia começar por devolver essa taça de Portugal ganha contra os juniores do Benfica num jogo que a direcção do Setúbal e a FPF se recusaram a adiar e que se disputou enquanto a equipa principal do SLB fazia o voo Berna-Lisboa...

    ResponderEliminar