segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Apagaram-se as luzes e ficaram as trevas"

Os jornais chama-lhe ironia. A mim parece-me a melhor forma de descrever o estado a que o futebol português chegou. Tiros para o ar, pessoas barricadas dentro de casas, casas de clubes vandalizadas de norte a sul do país, autocarros apedrejados, cenários de estado de sítio nas cidades, escoltas policiais a lembrar o Afeganistão, cargas policiais sobre adeptos, jogadores que se recusam entrar em campo de mão dada com crianças que vestem camisolas rivais.

As luzes começaram a apagar-se uma semana antes da Páscoa de 2010, quando uma "juíza" decidiu absolver Pinto da Costa no caso Apito Dourado. Ficou assim legitimada a teia de tráfico de influências e corrupção em que o futebol português se transformou ao longo dos últimos 30 anos. A penumbra desceu um pouco mais quando Luís Filipe Vieira decidiu apoiar para a presidência da Liga de Clubes um ex-administrador do Clube Corrupto, conhecido por oferecer bilhetes "para a tribuna que são 25 contos cada um" às prostitutas com que António Araújo ajudava Pinto da Costa a comprar árbitros.

As trevas adensam-se quando, por fim, o "gerente da caixa" vem ao nosso estádio exibir os frutos que colheu neste deserto de justiça chamado Portugal. E quando nós resolvemos colaborar na orgia de violência  em que conseguiram transformar o futebol português, para gáudio de uma imprensa sedenta do sangue que lhes tire os jornais das bancas.

Não nos esqueçamos, no entanto, que a época não acabou. Que não resta aos Benfiquistas outra alternativa que não seja resistir, sempre. Apoiar, sempre. Aprender com os erros e acreditar que a mentira não pode durar sempre. A nossa casa é a Luz.

11 comentários:

  1. Parece-me bem. Para um clube habituado a jogadas obscuras é o que convêm.

    ResponderEliminar
  2. Aí está uma resposta que, apesar da pobreza na retórica e de demonstrar um nervoso miudinho misturado com um leve ressabiamento, revela que estão reunidas as condições ideais para o vale azevedo regressar à lulz. O kadahfi ainda não conseguiu ir tão longe como desejável? Não te esqueças do veiga que também deve estar desejoso de contribuir mais um bocadinho para a "honra" imaculada desse clube da lulz.

    Pergunta à parte e sem ironia, obviamente: chegaste a ter problemas com a bófia ontem ou não chegaste a ir ao estádio?

    ResponderEliminar
  3. Tu não resistes a entrar no terreno das considerações pessoais. E eu por aí não vou. Aqui não há volta a dar...

    Não cheguei a ir. A Esperanza afinal ficou e como ela só tem cativo do Estudiantes : ) ... não podendo ir juntos à bola resolvemos vir para casa.

    ResponderEliminar
  4. Considerações pessoais? Oi? Isso foi uma tentativa de rasteira? Ainda bem que o Duarte Gomes não viu. É, então, o teu clube que está em causa, apenas e afinal? Ah, esse clube a mim não me interessa. Preocupo-me mais com os amigos de que gosto e fico sempre à espera que vejam a lulz.

    Não vás por aí, então. Faz como o Régio, se não sabes por onde vais.

    Fico contente em saber que não foste ao estádio. Espero que o toni também não tenha ido e, se foi, que não lhe tenha acontecido nada.

    ResponderEliminar
  5. Sim, considerações pessoais. As "vaselinas", os "ressabiamentos", as "doenças venéreas", as análises de estilo...

    Régio? Isso é mais do âmbito do "gerente da caixa" isso e falar com mortos.

    ResponderEliminar
  6. Fui!

    E 5º Feira contra om o PSV também vou!

    E dia 20 de Abril contra o fcp também lá estarei!

    Estou de saúde e fresco como um grande BENFIQUISTA deve estar...e tu?

    Estiveste doente?

    Artrite nos dedos?

    Frialdade mental???

    Mialgia de matreco nas mãos?

    Só te faço estas perguntas pessoais porque, caso não tenhas dado conta não és o único adepto do fcp à face da terra...e como o que aqui se publica não te é directamente dirigido (ao contrário do que tu gostarias)...

    Ah, já sei! Estavas à espera de seres campeão (nada que estivesses à espera desde a 4ª jornada, queres lá ver???) para utilizares os teus argutos argumentos e "trocadalhos do carilho" vindo "ironizar aqui a este local que é o teu prazer secreto...

    Ficou 1-2 o jogo...

    No BIG GAME está 32-25...

    Vá lá faz-me o favor de responderes (foi para isso que mencionaste o meu nome, não foi?)

    Para agora enquanto estás aí de cima do pódio, por menos argumentes que tenhas, poderes dizer: Mas o campeºao sou eu (o fcp, neste caso), nhanhanhanhanha.....

    Take care!

    ResponderEliminar
  7. Tento compensar o facto de não ser o único pelo facto de me fazeres sentir especial, toni.

    O big game ainda nem sequer está no intervalo.

    Chill out.

    Fico contente por estares bem e também agradeço a tua preocupação - também estou bem, obrigado.

    A ironia é uma homenagem que te faço. Espero conseguir.

    ResponderEliminar
  8. O BIG GAME só teve início... não tem intervalos, nem fim...é assim que é...continuará mesmo quando nós já cá não estivermos...é essa a grandeza dos grandes clubes...

    Continua a mandar postais...ainda não foste escolhido...

    Mas tenta...

    Abraço

    ResponderEliminar