domingo, 10 de janeiro de 2010

A tragédia e a farsa

Dizia Marx que a História repete-se sempre, primeiro como tragédia, depois como farsa.
A história dos últimos 30 anos do futebol português pode resumir-se à tragédia que consistiu no domínio absoluto da corrupção e do tráfico de influências que minaram a verdade desportiva. Tudo terá começado à volta de uma mesa de sueca com três pintos e um cartolas. A estratégia começou por ser a intimidação, o insulto, o jogo de bastidores e a auto-vitimização como manobras de diversão, enquanto debaixo da mesa se manobrava a bel-prazer e se manipulavam resultados.

É incrível como a história não pára de repetir-se no estádio do Ladrão (ladrão com L grande, muito grande). Sempre que estão em apuros ou que as coisas não estão bem seguras lá vem o penálti perdoado, o golito em fora de jogo ou, outro dos clássicos: deixar o adversário a jogar com dez (ou com nove, se este continuar a resistir).

O Leiria foi ao estádio do Ladrão jogar olhos nos olhos, sem medo nem subserviências. Mas o homem que está condenado por aliciamento de árbitros, que fala com posters e lhes tira macacos do nariz, já tinha avisado: "faremos DE TUDO para ganhar este campeonato".
A afirmação só peca por redundante. Toda a gente sabe que o clube castigado por aliciamento de árbitros faz SEMPRE DE TUDO para ganhar os campeonatos.

O El Mano Santos estava lá para garantir que TUDO seria feito para não desiludir o Papa. E fez mesmo. Depois do empate a dois lá começaram as faltas perto da área do Leiria para garantir que o jogo teria, a partir dali, um só sentido. O terceiro golo do Porto é marcado numa jogada em que existem duas faltas, uma primeira no cabeceamento de Rolando, apoiado nas costas do defesa leiriense, depois com Falcão a impedir, na pequena área, o guarda-redes de chegar completar a defesa. (Lembro, porque é preciso comparar as arbitragens do Porto e as do Benfica, que no jogo de sábado Bruno Paixão apitou uma falta a Luisão num canto por ESTAR na pequena área. Luisão nem sequer toca no guarda-redes do Rio-Ave. A falta é marcada imediatamente após o canto ser marcado! Aliás, Paixão marcou faltas atacantes ao Benfica em quase todos os lances de bola parada do encontro).

Depois do 3-2, como o Leiria parecia não baixar os braços, vem a expulsão de Djurdevic num dos lances mais ridículos de que tenho memória. Mais ridículo que este só mesmo as defesas com as mãos fora da grande área, estas sim reais, de Baía e de Helton, a que os árbitros fizeram e fazem vista grossa.

Ainda assim, parece-me que o homem que tira macacos do nariz a posters não deve ter ficado muito satisfeito com o que viu ontem da sua equipa. Por isso os discursos a tresandar a passado, por isso o regresso às velhas tácticas do insulto e da auto-vitimização. Ele já percebeu que ser campeão este ano vai-lhe dar muito trabalho extra desportivo. Tanto trabalho que o campeonato, se o ganharem, tomará as proporções de uma gigantesca farsa cósmica.

3 comentários:

  1. Reponho aqui um comentário que retirei antes. O seu autor, o leitor Paulo Barbosa, dizia o seguinte:

    Foda-se, que me fazes rir tanto que até sai um palavrão :)

    Mas deixas-me preocupado com a tua visão deturpada das coisas. Isso não pode ser só medo ou ressabiamento. Temo por ti. Não queiras usar óculos como eu, não...

    Comentar aqui não é boa ideia, mas em relação a este teu post, arrisco.

    Deixa cá ver por onde começar.

    E vou começar por supor - para bem da imagem que tenho tua de pessoa inteligente e justa - que não viste o jogo e que leste apenas o "Alcorão vermelho".

    "O Leiria foi ao estádio do Ladrão jogar olhos nos olhos, sem medo nem subserviências"

    O Leiria faz 2 golos em 2 remates à baliza de Helton. Tira as tuas conclusões.

    No primeiro, e de acordo com o que defendias no outro dia à mesa de café em relação à tua justificação para a anulação do golo do Nacional contra o benfas, o jogador do Leiria tem o braço em fora-de-jogo.

    O golo foi validado, e relembro que foi no 1º remate do Leiria à baliza. 31 minutos.

    O mesmo fiscal de linha anulou o golo do Falcão que tinha o braço e a cabeça em fora de jogo.

    É cabeçudo, certamente. Tira as tuas conclusões.

    O 2º golo do Leiria - e isto acontece com uma frequência curiosa - nasce de um pontapé de baliza transformado em canto. Mais uma vez. Relembrar que este foi o 2º remate do Leiria à baliza de Helton. 52 minutos.

    "Depois do 3-2, como o Leiria parecia não baixar os braços, vem a expulsão de Djurdevic num dos lances mais ridículos de que tenho memória."

    Tão ridículo, tão ridículo que ia dando golo nessa jogada, mas era o Leiria que não baixava os braços? Relembro - incluíndo o penalty falhado, o 1º golo em fora de jogo (segundo os critérios que defendeste no outro dia), o 2º golo marcado de um pontapé de baliza transformado em canto, o Leiria fez apenas mais um remate.

    Admira-me que não tenhas falado em "ataque avassalador do leiria". Podias ter chegado aí se não tivesses visto o jogo, como quero acreditar. Não é possível que tenhas visto.

    Ainda bem que o penalty foi marcado - e defendido - senão nem imagino o que eras capaz de escrever.

    Ao contrário do que acontece aos penaltys contra o benfas. E a favor.

    Mas o lance da expulsão é mais ridículo ainda que a expulsão do Pedro Silva, na final da Taça Lucí... da Liga?

    O Porto ganhar o campeonato "tomará as proporções de uma gigantesca farsa cósmica"?

    Parecido com 2004/05 ou maior ainda?

    Mas afinal não estás plenamente convencido que o benfas não ganha? Enganaste-me bem.

    Não andes tão assustado. Como o Pedroto dizia: "uma derrota nunca é uma fatalidade"

    Um campeonato é apenas um campeonato. Não pode ser assim tão complicado perderes o campeonato. A menos que aches que o benfas joga melhor que barça.

    Se for preciso escrever em braille, avisa.

    ResponderEliminar
  2. Esqueceste-te do meu Abraço.

    Assim até parece que fiquei zangado contigo :)

    Toma lá outro...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Jogar "olhos nos olhos" não significa "jogar melhor", nem "jogar o mesmo", significa jogar de igual para igual, como eu digo: "sem medos nem subserviências". Da mesma forma que o Rio Ave jogou olhos nos olhos com o Benfica no último sábado mesmo tendo sido inferior em termos de futebol. O Leiria não fez como tantas equipas que vão jogar ao Dragão já derrotadas, ou entregam a bola, ou a metem na própria baliza (Estrela da Amadora no ano passado), enfim, vão cumprir calendário. O Porto foi superior, não digo o contrário, mas o Leiria tentou aproveitar as
    suas oportunidades.

    A lei do fora de jogo está escrita e publicada em muitos sítios oficiais. Não pode haver qualquer discussão sobre os lances. Se qualquer parte do corpo está adiantada é fora de jogo.

    É horrível essa cena dos pontapés de canto marcados ao contrário. Quase tão horrível como jogadores a praticar vólei na área (Rodriguez no SLB-FCP) sem que o árbitro apite penálti.

    Não falei de um "ataque avassalador" do Leiria porque ele não existiu. Ponto. Que o lance do Djurdevic é ridículo, é. Tão ridículo como o Helton e o Baía jogarem ostensivamente com as mãos fora da grande área sem que os árbitros apitem falta.

    O Helton dá um passo em frente antes do Ronny rematar. O penálti devia ter sido repetido. Mas o El Mano até suspirou de alívio...
    Mas pronto, é sempre um momento extraordinário quando um árbitro consegue ver e assinalar uma falta na área do Porto. É tãaaaaaaao raro!!!
    E ainda por cima em casa!!!! O que é que terá passado pela cabeça do El Mano???

    Na taça da Liga, o Pedro Silva viu cartão amarelo pelo penálti. Só foi expulso (com o segundo amarelo) porque deu uma peitada no árbitro. (Ai ai, essa tendência para distorcer os factos...)
    Já sei que para ti dar peitadas aos árbitros é uma coisa perfeitamente natural, é assim como bater em stewards, normalíssimo.

    Se o Porto ganhar o campeonato será uma farsa muito maior do que as farsas dos últimos 30 anos, porque este ano não jogam um caralho.
    Não estou NADA convencido de que o Benfica vá ganhar. Para o Benfica ganhar um campeonato tem que estar 5 vezes mais forte que os adversários e ter muitíssima sorte. Mas como o Porto está, começo a achar que só com muito mais candonga do que o habitual é que vão ser campeões este ano.

    Ainda que o Benfica jogasse como o Barça e o Porto como o Estrela de Portalegre a minha confiança na vitória no campeonato seria escassa.
    Vocês são sempre levados ao colo e com a miséria de futebol que apresentam este ano não vai ser ao colo, vai ter que ser de poltrona...

    Para já o Pinto da Costa já começou a fazer sessões espírita com o Pedroto. E até lhe prometeu o campeonato e tudo! Disse que ia fazer de TUDO para ganhar. E a gente sabe bem o que isso quer dizer, não é? Como é que se pode prometer um campeonato??? Só tendo a certeza de que por muito mal que joguemos e por muito fortes que estejam os adversários, há outras maneiras de levar a água ao nosso moinho...
    Agora apela ao Secretário de Estado para que investigue o que se passa nos estádios. Hehehe... a investigação está mais que feita,
    chama-se apito dourado e reuniu provas de que o Porto comprava árbitros com putas e envelopes vazios com 2500€ lá dentro e manipulava as progressões dos árbitros em troca de favores.

    Para mim nunca é complicado perder um campeonato. Estou mais que habituado. Para os anti-benfiquistas é que é complicadíssimo ver o Benfica à frente.

    Um abraço

    ResponderEliminar