terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A Caravana e a matilha


Parece que algumas pessoas se sentiram ofendidas pelo discurso de Luís Filipe Vieira na Madeira. É normal. Os discursos de LFV têm esse condão, independentemente do conteúdo são discursos que aborrecem sempre as pessoas do outro clube português (o anti-Benfica). Digo independentemente do conteúdo porque sou capaz de apostar que, se LFV dissesse: "está um lindo dia" em frente a um microfone, logo haveria quem se indignasse pela arrogância ou estupidez ou ignorância da afirmação.

Num dos seus melhores discursos de sempre, falando simultaneamente para dentro e fora de portas, LFV afirmou que o Benfica é Portugal. É uma frase simples e nada ambígua. Mas mesmo que fosse ambígua, o resto do discurso não deixa dúvidas quanto ao seu sentido: "o Benfica não é do norte nem do sul" ou "nunca seremos factor de divisão" são claras indirectas ao médium que fala com posters e lhes mete o dedo no nariz. Estão frescas as últimas declarações deste em que retoma o discurso da guerra norte sul e dos males do centralismo.
LFV defende-se dessas palavras com um discurso positivo e agregador, mas por incrível que pareça, este discurso ofende agora os que acharam "normal" ou "justificado" o discurso do médium. Vá-se lá entender esta gente...

Luís Filipe Vieira não disse que "Portugal é o Benfica". Disse que "O Benfica é Portugal". É o mesmo que dizer "o fado é Portugal", que não é o mesmo que "Portugal é o fado". Não sei onde está o problema. É um facto. O Benfica representa Portugal da mesma forma que uma embaixada portuguesa num país estrangeiro é solo português. Mas os detractores do nosso presidente insistem em ler na segunda afirmação a primeira.
Há clubes que almejam representar uma região. Há outros que não colocam fronteiras nem barreiras ao tamanho do sonho, e por isso o tornam realidade. É assim o Benfica. É por isso que o Benfica enche estádios em todo o continente e ilhas, é por isso que a chegada do nosso autocarro é uma festa em todo o lado. É por isso que, no almoço em que LFV proferiu este discurso, havia 1500 pessoas a ouvir.

Mas como digo, o melhor é ir passando com a caravana porque esta matilha vai ladrar sempre, quer LFV afirme isto ou outra coisa qualquer como por exemplo: "hoje comi um bife com ovo a cavalo".
Tudo o que acontecer no Benfica até final da época vai ser motivo de escândalo. Imagino que os sofistas de serviço já estejam neste momento a fabricar argumentos para provar que o jogo contra a pobreza é um insulto, por exemplo, para os ricos.

Sem comentários:

Enviar um comentário