quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Substâncias proibidas publicadas em Diário da República (estarão todas na lista???)

































A nova lista de substâncias e métodos proibidos no desporto, que entra em vigor domingo, foi publicada esta quinta-feira em Diário da República e tem como novidade a inclusão dos produtos não aprovados oficialmente e as transfusões sanguíneas.

Com a portaria n.º 1325/2010, a nova lista de substâncias e métodos proibidos no âmbito do Código Mundial Antidopagem está dividida em duas secções: substâncias e métodos proibidos em competição e fora de competição e substâncias proibidas em alguns desportos em particular.

Uma das principais novidades do documento diz respeito às substâncias não aprovadas oficialmente, que proíbe o uso de qualquer substância que esteja em fase de desenvolvimento experimental ou cujo uso não seja permitido em humanos.

A medida, de acordo com a Autoridade Antidopagem de Portugal, visa evitar que os praticantes desportivos possam utilizar substâncias que, não estando à venda no mercado lícito de medicamentos, estejam disponíveis através do mercado ilícito.

A segunda novidade prende-se com as transfusões sanguíneas. Foi introduzida a proibição de qualquer método que consista em sequencialmente colher, manipular e reintroduzir sangue total no sistema circulatório.


" Quem quiser ter saúde no corpo, procure tê-la na alma"

Francisco Quevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário