segunda-feira, 26 de abril de 2010

O visconde do mambo



Confesso que tinha ficado apreensivo com as últimas declarações de José Eduardo Bettencourt, em que este disse que no futuro ia passar a "falar menos e trabalhar mais". Os discursos de JEB são, nestes tempos de crise, uma espécie de elixir que transforma e trás alegria ao nosso quotidiano. Um verdadeiro antídoto contra a depressão.

Desde o famoso discurso do "treinador caucasiano", muitas são já as pérolas imortais criadas pelo presidente do Sporting. Pérolas dignas de uma antologia que, estou certo, será brevemente compilada por António Tavares Teles (convém, é só uma sugestão, que as antologias sejam anuais, para evitar que os volumes se tornem demasiado extensos.)

A pérola JEBiana caracteriza-se, além do mais, pelo facto de poder ser reavaliada e ganhar novos e renovados sentidos muito tempo depois de ser dita. Lembremos, por exemplo, a célebre: "os sportinguistas ainda vão ter muitas saudades de Paulo Bento" à luz da contratação recente de Páll Sérgio para dirigir o leme da nave-caixão lagarta. O humor não só não se esgota, como ganha com o tempo novos contornos e matizes com os quais só podíamos sonhar.

Compreendem por isso a preocupação que sobre mim se abateu com o anúncio do silêncio público do coveiro dos viscondes...
Acontece que o verdadeiro talento não pode ser contido e irrompe, como uma força da natureza, destruindo o frágil dique da humildade e do recato.
E aí está ele, em toda a sua genialidade. Parece até que estes dias de moderação apenas contribuíram para estimular a verve JEBiana:

"Nestes últimos anos, em que o FC Porto foi eterno campeão, nós lutámos algumas vezes pelo título. Este ano houve uma reviravolta interessante, com Benfica e Sp. Braga a disputarem o primeiro lugar e o Sporting dois lugares abaixo do que é normal. Parabéns ao Sp. Braga pelo excelente campeonato que tem estado a fazer."

A intenção do coveiro de Alvalade era picar o Benfica, felicitando o Braga, mas acabou por dar um tiro no coto (depois de tantos tiros já não há propriamente pés sobre os quais atirar), revelando que o NORMAL para o Sporting é ficar em segundo.

Bem hajas, JEB! Por favor nunca te cales, e que as tuas declarações, se não é pedir muito, possam ser feitas sempre ao Domingo para tornar menos tristes as nossas segundas-feiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário